Open Finance - evolução do Open Banking implementado em fevereiro/2021 - é uma iniciativa do Banco Central do Brasil que possibilita, de forma segura e padronizada, o compartilhamento de dados de clientes, produtos e serviços entre instituições autorizadas.
O compartilhamento dos dados pessoais do cliente ocorre somente após o seu consentimento. Ou seja, o cliente é “dono de seus dados” e quem decide quais deles compartilhar, com quem e por quanto tempo. Nenhuma instituição pode compartilhá-los com outra sem que você esteja de acordo.
Um dos benefícios esperados para o Open Finance é que, com essa troca de informações, o mercado financeiro se torne mais competitivo, uma vez que, até então, as instituições somente acessavam as informações de seus clientes, dificultando a oferta competitiva de produtos para aqueles que não eram clientes.
Com o Open Finance veio a possibilidade de, mediante permissão do consumidor, as instituições acessarem, de forma segura, informações cadastrais e de transações financeira junto a outros bancos, contribuindo para melhorar o conhecimento sobre o perfil do cliente e possibilitando a oferta de produtos mais adequados em condições mais competitivas de taxas e tarifas, de forma mais ágil e segura.
Importante que somente as instituições Financeiras e demais instituições autorizadas pelo Banco Central podem fazer parte do ecossistema Open Finance e terem acesso a esse ambiente controlado e seguro de compartilhamento de dados.
A implementação do Open Finance no Brasil está ocorrendo de forma faseada:
{{'Fase ' + (index + 1)}}
{{phase}}